quinta-feira, 24 de junho de 2010

Para pensar e responder....

                                              AMBIENTES VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO


1-A que se refere o termo novas tecnologias? Quais ferramentas estão inseridas no conceito?
2- O uso das mídias e das tecnologias na educação sempre gerou polêmica. Como você vê essa questão?
3- Quais são os pontos positivos e negativos do uso das mídias e tecnologias na educação?
4- As mídias e as tecnologias deverão estar plenamente inseridas no dia a dia escolar. Como você procederia para organizar o uso das TICs no seu planejamento diário.
5- Como você acha que as ferramentas TICs e da Internet pode beneficiar as crianças no seu aprendizado. Que cuidados devemos ter?
6- Como você avalia a formação dada aos professores? O caminho é preparar o professor?
7- Entre as ferramentas abaixo indique uma possibilidade de uso pedagógico da mesma.
a) Word
b) Power point
c) Paint
d) HQ
e) Audacity
f) Blogs
g) Sites /portal
h) Jogos
i) CMAP TOOLS
j) Vídeo
8- Avalie a aula... (disponivel no portal do professor)
Vamos aprender somar brincando? Alternativas para a Educação Especial
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estas são aulas indicadas para alunos que possuem algum tipo de deficiência mental, atraso cognitivo, dificuldade de aprendizagem e discalculia, uma vez que o objetivo destas aulas é o de desenvolver as noções de adição, contagem, comparação de quantidades, localização espacial, resolução de problemas e de situações problemas, através de atividades lúdicas.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
Aula interativa;
-Utilização da Sala de Vídeo;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático.
Motivação:
O professor deverá iniciar as aulas dizendo aos alunos que eles terão uma aula muito divertida e que por meio delas poderão aprender a somar!
Para motivá-los e também relembrá-los dos números de 1 a 10, o vídeo (Fig. 1) abaixo poderá ser transmitido aos alunos.
Sugerimos que o vídeo seja salvo em DVD e transmitido em aparelho para este, de forma que os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OkacTug_D6s&feature=related
Figura 10- Representação do Número 9 (Nove)
Figura 11- Representação do número 10 (Dez)
Atividade 1
Sugerimos que, neste momento, os alunos construam em duplas alguns cartazes com números, ou melhor, com a representação dos números (como no exemplo da atividade anterior). Para isto, eles poderão recortar figuras de jornais, revistas etc, usar grãos ou até mesmo usar desenhos feitos por eles mesmos. O importante é que eles possam realizar uma atividade lúdica aliada à manipulação do concreto.
Feito isso, os alunos poderão se organizar em duplas, para desenvolverem um Experimento Prático, de modo que possam aprender a realizar somas através deste além de noções de lateralidade.
Atividade 2
Neste momento o Recurso postado abaixo (Fig. 12) poderá ser apresentado aos alunos.
Link do Recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6789
Figura 12- Imagem do Recurso
O tabuleiro (Fig. 12) deverá ser confeccionado (impresso ou xerocopiado) para cada dupla bem como as 16 (dezesseis) fichas dos recursos e alguns materiais (botões, grãos e etc. de duas cores - oito de cada cor) para que os alunos possam fazer a representação das adições no momento do jogo.
O jogo deverá se iniciar para cada dupla da seguinte forma:
- Um dos jogadores escolhe uma adição para ser feita, por exemplo, escolhe o número 1 e o número do tabuleiro do recurso. Assim, ele terá que fazer a seguinte adição: 1 + 2, colocando, por exemplo, 1 grão de feijão somando este com mais 2 grãos de feijão. Ao chegar ao resultado 3, o jogador deverá colocar sua ficha em uma figura do tabuleiro que tenha 3 quantidades, por exemplo, nos sapos ou nos gaviões. É importante que sejam duas espécies diferentes!
- Sugerimos que o professor combine previamente com os alunos, ou com cada dupla, as regras para o jogo, por exemplo, ficando combinado que ganhará o jogador quem conseguir alinhar primeiro suas fichas na vertical ou na horizontal.
Após o desenvolvimento do Experimento, o professor poderá fazer algumas perguntas (as quais seguem abaixo) aos alunos para perceber se eles entenderam o objetivo desta atividade. O que aprenderam de diferente nestas aulas?
Recursos Complementares
Sugerimos que o professor acesse o site abaixo para obter maiores conhecimentos acerca da Discalculia.
http://www.brasilescola.com/doencas/discalculia.htm
Avaliação
Os alunos poderão ser avaliados em todos os momentos da aula, mas principalmente durante a atividade 2, pois nesta o professor poderá perceber se os alunos já desenvolveram a noção de adição, por meio de uma atividade lúdica e divertida, e ajudá-los aprender a realização de somas.
9- O que vc aprendeu realmente nessa disciplina? Ela foi importante? Pq?
10- Faça sugestões em relação a metodologia, conteúdos e avaliação desse componente curricular.

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